quinta-feira, 23 de maio de 2013

Resenha: A Seleção

Outro dia (ontem) eu tava dando uma olhada no twitter da Ni do Ninhada Literária e vi que ela tinha respondido pra alguém que é muito mais fácil fazer resenhas de livros que a gente não gosta. True story. Se eu não tivesse loucamente apaixonada por A Seleção, eu teria muito menos trabalho pra escrever sobre ele, porque a cada palavra que eu escrevia eu lembrava de uma cena do livro e entrava em depressão eterna, por isso a demora pra essa resenha sair.

Quando eu vi essa capa na estante de alguém no skoob, foi amor à primeira vista. Eu nem precisei ler a sinopse ou alguma resenha pra ter certeza de que esse era o próximo livro que eu ia comprar. A verdade  é que eu esqueci dele até dezembro (hehe), quando eu fui na Saraiva e dei de cara com ele e não pensei duas vezes antes de comprá-lo. Depois eu tive que decidir entre A Hospedeira e Em Chamas, o que foi muito triste porque o meu dinheiro não dava pra nenhum dos dois então eu acabei levando O Diário da Princesa (era 2 em 1, edição de bolso e tava barato pra caramba), mas tudo bem porque pelo menos eu estava com o meu A Seleção em mãos.

A Seleção é o primeiro livro da trilogia a Seleção, escrito por Kiera Cass. É uma distopia que se passa depois da 4ª Guerra Mundial, logo após quando os Estados Unidos vira Illéa, um país onde a sociedade é dividida em castas e a forma de governo é a monarquia. O livro conta sobre a história da jovem America Singer, uma 5 (casta dos artistas) que tem a sua vida completamente mudada por causa de uma carta de inscrição para a Seleção, uma competição onde 35 plebeias tem a oportunidade de disputar o coração do príncipe Maxon ♥, o próximo rei de Illéa. 

Tenho que admitir que se eu fosse a America eu iria me inscrever na hora, porque pelo amor de Deus né, não é todo dia que a gente recebe uma carta que pode nos transformar em princesa, acontece que a America tem o Aspen, que é o seu namorado bonito, trabalhador, insuportável legal, e ela também tenta acreditar que está muito feliz com  a vida mais ou menos dela, ou seja, a vontade dela de fazer a sua inscrição e tentar a sorte numa escala de 0 a 10 é 70 negativo. Masss graças ao seu orgulhoso namorado que não queria ver ela perdendo essa oportunidade, America aceita tentar a sorte crente de que não vai dar em nada e TAN TAN TANNNN, ela é um dos 35 nomes escolhidos pra participar da Seleção e é aí que a história fica boa.

Durante a semana após o pronunciamento dos nomes, uma equipe de preparação vai até a casa da America para prepará-la (duh) pra  sua chegada no palácio, e é engraçado porque no último dia vem um cara que fala tanta coisa louca que deixa a menina com uma imagem do Maxon que nós vamos ver que não chega nem perto do que ele realmente é, e isso faz com que a America seja muito um pouco desagradável com ele na primeira vez que eles se encontram. Aliás, uma coisa que a America sabe ser é desagradável, pelo amor de Deus, o Maxon não merece isso. Enfim, eu vou parar por aqui porque se não vou me empolgar e vou soltar altos spoilers, não é isso o que vocês querem, né? Queremos sim! SPOILERS NÃÃÃÃO! 


No quesito distopia acho que A Seleção deixou a desejar um pouquinho, mas isso é recompensado com o Maxon romance e com o luxo que este livro é. Eu considero uma leitura rápida, até porque devorei o livro em horas, só fechei quando cheguei na última página.  Fiquei mais algumas horas chorando, berrando, surtando e xingando muito no twitter, sem falar na depressão que eu tive e que foi bem difícil de recuperar.
Resumindo:  são 357 páginas de pólen soft que valem muito a pena e que eu super indico! 5 de 5 estrelas, apesar da autora ter terminado o livro na melhor parte.

Ah, o segundo livro da trilogia, A Elite, foi lançado dia 23 de abril, já está na minha estante e eu só to esperando minha DPL (Depressão Pós Livro) passar pra poder resenhá-lo. O terceiro livro, The One, só vai ser lançado em maio de 2014, ou seja, mais 348 dias de puro sofrimento pela frente. Damn you, Kiera Cass.

3 comentários:

  1. Estou louca pra ler esse livro, agora me deu mais vontade ainda *--*

    http://garotaociosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A autora é louca em demorar tanto pra lançar o terceiro, levei 2dias pra ler os dois primeiros e agora esperar até 2014..aff

    ResponderExcluir