sexta-feira, 17 de maio de 2013

Diário de bordo #1: DisneyWorld


Olá galeres! Antes que vocês fiquem confusos, não, eu não estou embarcando pra Disney em nenhum futuro próximo (snif snif). Mas eu já fui duas vezes pra lá, então acho mais do que justo ajudar você que está embarcando daqui a pouco com minhas dicas próprias. Pretendo transformar isso numa série de posts, marcado com a tag #disneyworld, falando sobre preparação, como arrumar a mala, um guia de restaurantes, lojas e brinquedos... Não garanto nenhum guia profissional, mas acho muito mais interessante compartilhar minhas experiências pessoais do que dicas gerais e meio inúteis, né? Esses dias eu achei um guia de dicas que eu fiz pros meus amigos, e achei que seria legal aumentar e transformar em uma série de posts. Bora?

Edição #1 - Passaporte e Visto

[ironia] Graças à eficiente e organizada burocracia brasileira, tirar visto e passaporte é uma questão de dias [/ironia]. Na realidade onde a gente vive, você precisa marcar para tirar seu passaporte, caso você não tenha, com um mínimo de seis meses de antecedência! Isso porque se você agendar uma consulta hoje, se ela for daqui a dois meses você teve sorte. O procedimento em si não é complicado, você tem que dar uma série detalhadíssima de dados sobre você, tirar a foto (onde você vai ficar feia, aceite isso para evitar decepções) e, dali a pelo mais mais dois meses, você pega o documento pronto. E só daí você pode começar a ver o visto.


Para o visto, eu tive que ir ao Rio de Janeiro (e, para o passaporte, pra Macaé). Cheguei lá às sete da manhã, passei uma hora na fila do lado de fora do prédio, três horas na fila de dentro do prédio, uma hora na fila em pé pra tirar minha digital, mais uma hora na fila para as perguntas. Meus pais tinham trazido tudo o que se podia imaginar: certidão de nascimento de todo mundo, certidão de casamento, carteirinha de vacinação, boletim da escola, planta da casa (isso não é exagero gente, minha mãe levou isso tudo mesmo). Quando chegamos lá, eu esperava uma espécie de interrogatório estilo filme, com homens do FBI intimidadores que queriam pôr as mãos na planta da nossa casa. Mas o que aconteceu de verdade foi:

Um mulher perguntou, em inglês, pra onde iríamos (Orlando, Flórida), se falávamos inglês (sim, todos), se já tínhamos saído do país e pra onde tínhamos ido (Austrália, Nova Zelândia, França e Alemanha - não se enganem, nesses todos eu só fui na Austrália quando eu tinha 1 ano de idade), com o que meus pais trabalhavam (psicologia e engenharia naval). E pronto, fomos dispensados! 

Eu fiquei indignadíssima. Onde estavam os caras de terno do FBI? Por que não pediram a planta da nossa casa? Mas a verdade é: uma família normal, querendo ir pra Disney, com empregos estáveis e sem nenhum tipo de registro na polícia, não é suspeito para eles. Mas não significa que o processo não seja rigoroso: um amigo da família teve o visto recusado só porque ele tinha ascendência árabe e parecia um terrorista!!!! Ou seja, mande seu pai fazer a barba antes de ir tirar o visto, HAHAHA! Mas, geralmente, ele liberam facilmente o visto pra quem quer ir pra Disney, até porque o Obama é bem legal com os turistas brasileiros. Uma dica boa também é: se vista bem, como se você tivesse uma boa situação financeira. Coloque perfume, maquiagem (mesmo básica), blusa de marca, essas coisas. Por mais que você vá passar horas e horas intermináveis na fila, eles levam isso em conta.

Mas, se o processo é tão rigoroso assim, Mari, pra quê aquele texto enorme falando que ele não é, na verdade, tão rigoroso assim? Simples: pra que você não fique tão nervosa e ansiosa sobre isso. Uma adolescente brasileira querendo ir pra Disney (com ou sem família) é totalmente normal e eles geralmente não hesitam muito em lhe dar o visto. Conta como ponto positivo já ter viajado pra fora, o que foi um diferencial no caso da minha família (nós conseguimos, todos, o visto valendo por 10 anos, enquanto uma família amiga, que nunca tinha saído do país, conseguiu só por 5 anos).

Mas, tirando as filas intermináveis e a ineficiente burocracia brasileira, tirar visto e passaporte não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas atenção: não é um bicho de sete cabeças pra quem planeja tudo com antecedência! Se você quiser tirar os documentos três meses antes da viagem e achar que tá tudo bom tudo bem, está redondamente enganada! A palavra-chave de qualquer viagem internacional é organização e planejamento.

PS: para marcar a consulta do passaporte, entre no site da receita federal. E para o visto, preencha o formulário do site do consulado americano.

Bem-vindos ao diário de bordo, e espero que eu ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário