quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Resenha: Bling Ring (livro)


Olá, galeres! A partir de agora vai começar uma série de várias resenhas dos livros que eu comprei na Bienal. Eu mostrei todos os livros nesse vídeo, já li um bom número deles e agora vou mostrar o que eu achei de cada um aqui no blog :D Para não ficar repetitivo, vou tentar fazer algumas resenhas em vídeo e não postar uma atrás da outra, ok?

O segundo livro que eu li (A Elite, da Kiera Cass, foi o primeiro, mas pedi para a minha colaboradora, Giu, fazer a resenha, porque eu sou péssima com resenha de continuações) foi Bling Ring: a Gangue de Hollywood, escrito pela jornalista Nancy Jo Sales. O livro é como uma versão maior e mais completa da reportagem The Suspects Wore Louboutins (Os Suspeitos Usavam Louboutins), escrita por Sales e elogiadíssima pela crítica. Esta matéria, inclusive, foi o material de inspiração de Sofia Coppola para a criação do filme The Bling Ring, estrelando Emma Watson. 


O livro conta a história real da gangue de jovens ladrões que ficou conhecida como The Bling Ring. Eles atuaram entre 2008 e 2009, assaltando casas de celebridades como Paris Hilton, Lindsay Lohan, Orlando Bloom, Rachel Bilson, Audrina Patridge e outras. Eram jovens que moravam numa região abastada da Califórnia, tinham condições financeiras boas e estudavam em escolas particulares. O livro aborda a história de vários lados: fala sobre as origens de cada membro da gangue, a motivação para os roubos, a opinião de familiares e conhecidos dos membros, a opinião dos advogados e da polícia, registra conversas com alguns membros da gangue, mostra fotos, etecétera e tal.


Para quem está, de fato, interessado na história, eu recomendo, sim. É muito completo e bem interessante, sabe? Não é o tipo de reportagem maçante: Nancy Jo Sales realmente consegue capturar nossa atenção. Mas se você, como eu, pretendia comprar achando que era um livro de ficção, então não compre. Ou compre, porque eu fiz isso e acabei gostando! Claro, não é o tipo de leitura que eu estava procurando, mas gostei de me informar bem sobre a história antes de assistir ao filme. A história é interessante principalmente porque é sobre algo com o qual nos identificamos: o culto às celebridades, moda, juventude perdida. Não foram poucas as vezes em que eu me choquei as atitudes descaradas dos personagens dessa trama real. Alguns são tão absurdos que é difícil acreditar que exista uma pessoa tão cara de pau assim (parei, senão vou dar "spoiler"). Enfim, é informativo, faz você repensar sua própria visão das celebridades e se perguntar se isso não é, na verdade, um chamado para que acordemos desse culto cego a pessoas iguaizinhas a nós.


Como é de costume nos livros da Intrínseca, a margem e o espaçamento são muitos bons. As páginas são amareladas e a passagem de capítulos é simplíssima, o que até aborrece um pouco a leitura, pra falar a verdade (odeio capítulos que continuam logo na mesma página de onde o outro termina). 

O livro é dividido em três partes: Monstro da Fama, Dança dos Famosos e Quase Famosos. A primeira parte trata, principalmente, dos primeiros passos de Sales naquela reportagem, que foi quando ela visitou os locais frequentados pelos membros, conta a história e as origens de cada um e explica como eles se conheceram. A segunda parte trata efetivamente de quando os assaltos começaram: quando, onde, como, quem. Os relatos detalhados dos roubos foram fornecidos por Nick Prugo, um dos principais membros da gangue, que confessou toda a história para a polícia. Segundo ele, a história é completamente verídica. Já a terceira parte fala de como a história vazou para a mídia: como eles descobriram que todos os assaltos seguidos a casas de celebridades foram obra de uma gangue, o destino de cada um depois dos julgamentos e a fama temporária que cada um recebeu. 


É impossível saber se a história de Nick Prugo é 100% verdadeira, mas quem escolhe se vai acreditar nele ou não é você, né? Nancy Jo só nos conta o que ele contou. 

Esteticamente, eu curti muito o livro. É uma das poucas capas que aludem ao filme inspirado que realmente me agrada. Ele é mais largo e mais alto que a maioria dos livros. A fonte de título se repete no título das partes, e a cartela de cores é harmoniosa e impactante. A contracapa é mais simples que a capa, mas como eu sou minimalista, eu até gosto mais dela do que da capa (mesmo que a capa tenha a Emma e a Taissa Farmiga). A lombada também é bonita e combina com o resto do design. Esteticamente, talvez esse seja um dos meus livros preferidos.


Nome: Bling Ring - A Gangue de Hollywood
Autora: Nancy Jo Sales
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-359-6
Páginas: 271 (contando com bibliografia, nota da autora, agradecimentos e prefácio)
Onde comprar: Saraiva / Submarino / Cultura / Americanas / Fnac

Nenhum comentário:

Postar um comentário