quarta-feira, 12 de março de 2014

Mari em Auckland: Dominion English Schools

Esq. p/ dir.: Rafaela (minha irmã), Pedro (meu namorado), eu, Vitor R. (Brasil), Anne (Nova Caledônia), Marian (Nova Caledônia), Theo (Nova Caledônia), Quentin (Nova Caledônia), Ricardo (Brasil) e Vitor C. (Brasil)

Durante o intercâmbio, fiz cinco semanas de curso de inglês na Dominion English Schools. Inicialmente, eu, minha irmã e meu namorado estávamos matriculados no Crown Institute of Studies, mas duas semanas antes da viagem fomos transferidos para a Dominion por sermos menores de idade e a Crown, de acordo com alguma norma governamental, não poder aceitar menores. A mensalidade da Dominion era mais cara do que a da Crown, mas felizmente não precisamos pagar a diferença por causa desse incômodo.

A Dominion ensina inglês há mais de quarenta anos. Os cursos são bem diferenciados: existem cursos especializados para quem planeja estudar e trabalhar na Nova Zelândia, cursos voltados para a preparação para exames como Cambridge, IELTS e outros, e cursos personalizados para o público jovem. A maioria dos alunos que eu conheci estava na faixa etária de 12-28 anos, mais ou menos, mas existiam também alguns alunos mais velhos; acredito que tenham cursos específicos para essa faixa também.

Esq. p/ dir.: Yoan (Nova Caledônia), Sasha (Rússia), Selena (Suíça), Marian (Nova Caledônia), Felipe (Colômbia), Irina (Rússia), Marisa (Alemanha), eu e Lucas (Brasil)

Você é nivelado de 1 a 9, sendo 1 sem noções básicas de inglês e 9 com proficiência absoluta (a maioria dos nativos se encaixaria no nível 8). Durante essas cinco semanas, a maioria das minhas classes eram no nível 5/6. Minhas aulas começavam às nove da manhã: até 11:45 eu tinha aulas na classes avançada de adolescentes, a Teen High, mais voltada para exercícios gerais: gramática, vocabulário, leitura, entendimento, etc. Eu tinha uma pausa de 15 minutos das 10:45 até 11h. Das 11:45 até 12:45 era meu horário de almoço. Depois, eu tinha outra aula voltada para as habilidades, mas dessa vez com alunos mais adultos também, e por fim uma aula de conversação.

Martin (professor), Lucas (Brasil), eu e Marian (Nova Caledônia)

Eu adorei a experiência! Só tive aula com três professores, mas todos os que conheci me pareceram super simpáticos e hospitaleiros, assim como os meus. As aulas eram dinâmicas e divertidas, e os temas eram sempre interessantes, ou pelo menos abordados de um jeito interessante. Fazíamos tanto jogos quanto exercícios e testes e sempre conseguíamos interagir com todos os alunos. Nunca vou esquecer os amigos que eu fiz por lá, nem os bons momentos que passei. Além disso, meu inglês melhorou consideravelmente. Entrei no curso como uma nível 5/6 e saí como uma 7 (quanto mais alto o nível, mas difícil fica passar de um nível pra outro). Consigo perceber a diferença que o curso fez no dia-a-dia, ouvindo música, assistindo filmes e séries, ou lendo em inglês. 

Esq. p/ dir.: Axel (Nova Caledônia), Lucas (Brasil), Rafaela (minha irmã), Pedro (meu namorado), eu, Marian (Nova Caledônia), Cyprien (Nova Caledônia), Vincent (Nova Caledônia), Penny (recepcionista) e Amelie (Nova Caledônia)

A escola também oferece acomodações em casas de famílias locais, hostels, hotéis e apartamentos, com taxas extras. Não posso falar sobre isso porque, como fui junto com a minha família, nós alugamos um apartamento independente do colégio. O colégio também proporciona planos que incluem atividades extracurriculares, como passeios pela cidade, e todos os dias e fins de semana são disponibilizadas excursões para vários locais, desde Hobbiton até pubs. Eu só fiz uma viagem com a escola, até Hobbiton e Hamilton Gardens, e achei tudo muito apressado. Não tivemos tempo de apreciar a viagem com calma, por isso acho que preferiria sair sem a escola, apesar de custar mais caro. Todos os funcionários foram muito amáveis comigo, mas ouvi reclamações de alguns colegas, pra ser sincera. A localização do colégio é ótima, bem na Queen Street, perto de vários restaurantes, lojas e centros comerciais, bem no coração de Auckland. 

Pela minha experiência pessoal, a Dominion é um grande sim. Recomendo para quem está procurando estudar inglês em Auckland. Também recomendo a Nova Zelândia como um todo: é um país lindíssimo, as pessoas são acolhedoras, e Auckland é uma mistura perfeita de cidade grande, praia e, a alguns quilômetros de distância, campo. É um destino subestimado pelos intercambistas, e juro que vale 100% a pena. Pense um pouco fora da caixa de EUA/Inglaterra/Canadá e dê uma chance pros kiwis, ok? Você não vai se arrepender ;) Para mais informações, aqui o site deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário