sexta-feira, 31 de maio de 2013

Corpus Christi em Cabo Frio


Antes que alguém venha me atirar pedras, o intuito desse post não é religioso, e sim artístico e cultural. Eu adoro a festa de Corpus Christi da minha cidade. Nessas cidades menores, é comum esse feriado ter uma procissão sobre os chamados tapetes, que podem ser feitos de diversos materiais: serra de madeira, tecidos, grãos, depende da cultura da cidade. Aqui em Cabo Frio temos os famosos tapetes de sal. São grandes imagens feitas em um espaço determinado e retangular, preenchidas com grandes pedras de sal grosso colorido com corante. Aí entra um pouco da história local:

Cabo Frio é famosa desde a época da colonização do Brasil por suas salinas. Os arredores mais distantes da cidade são cheios de lagoas, dunas e várias salinas que forneciam sal para o Brasil inteiro. Até hoje a cidade é importante no mercado salgado (que piada horrível), mas não tanto quanto no passado. Ainda assim, temos a tradição de, todo ano, fazermos uma trilha de vários tapetes, feitos de sal grosso, para a procissão de Corpus Christi. Lembro de quando eu era pequena e morria ao andar por quilômetros de sal grosso com um vestido, asas e auréola de anjo! Esse ano eu não ajudei a confeccionar nenhum tapete, mas aproveitei uma ida ao centro pra almoçar pra tirar algumas fotos pra vocês.


O tema juventude foi #tendência esse ano! Isso é por causa da Jornada Mundial da Juventude 2013, que vai ser no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro. Cabo Frio (que pra quem não sabe fica no estado do RJ) também vai receber milhares de jovens (e algum deles vai se hospedar na minha casa!). 

Típico resultado pós-confecção de tapetes. 

Dá pra acreditar que isso tudo é sal grosso?


Nem tudo é sal: tem quem que diferencia e coloca sal fino, serragem, plástico, tampinha de garrafa... esse aí foi feito com pedaços de tecido.


Os prédios ao redor da praça sofrem! 


O chão fica todo coberto de pilhas de sal colorido, em todos os tons possíveis.

E o pessoal vira celebridade! Achei essa menina fofa sendo entrevistada.


Não tem nada a ver com a festa, mas achei o chocolate da minha infância. E amei o foco dessa foto.


Gostaram das fotos? Tô aprendendo a me virar com a câmera modesta da família.

2 comentários:

  1. Que linda a comemoração do feriado na sua cidade!
    Infelizmente na minha não tem. )):
    Adorei as fotos! *:
    http://coisadesarah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, né? Também acho, é a melhor festa do ano! Muito obrigada!

      Excluir