quinta-feira, 25 de abril de 2013

Resenha: O Teorema Katherine


Olá, galeres! Demorou, mas saiu a resenha da minha última aquisição literária: O Teorema Katherine, de John Green. Como eu não tenho tempo para procurar minha câmera para fazer fotos pelo menos um pouco decentes, eu compenso vocês com meu gatinho, o Polar hehe.

O livro conta a história de Colin Singleton, um  menino prodígio que sempre teve como objetivo na vida ser importante. Mas, infelizmente, ele nunca conseguiu ter seu momento "Eureca!" e ficou renegado a posição de um garoto com inteligência acima da média, e só. Além disso, ao longo de sua vida ele namorou dezenove garotas, todas chamadas Katherine - parece estranho? Depois do fora da décima nona Katherine, ele e seu amigo Hassan, um gordo muçulmano que vai fazer você rir alto no meio da rua, resolvem embarcar em uma viagem sem rumo, onde acabam parando na cidadezinha de Gutshot, no Tennessee, quando Colin decide parar para visitar o túmulo do arquiduque Francisco Ferdinando. Parece mais estranho ainda? Pois é. O legal do livro são essas situações absurdas no qual Colin e Hassan se metem, ao mesmo tempo que o livro ainda tem uma moral bem legal e inesperada. Bem diferente do maior sucesso de John, A Culpa é das Estrelas (que eu nunca li, mas sei que é bem emotivo, hehe). Em Gutshot, Hassan e Colin conhecem uma garota chamada Lindsey, Colin tem seu momento "Eureca!"... E o resto eu não conto, porque é spoiler.


O livro tem 285 páginas, contando o epílogo (mas sem contar o apêndice, onde se explica a matemático por trás do Teorema). Foi publicado pela editora Intrínseca e eu comprei numa livraria local por R$29,90. A fonte é grande e bem espaçada, o que facilita a leitura. É um daqueles livros que você devora rapidinho (eu devorei num dia só), para aqueles dias tediosos. Gostoso, simples (tirando a matemática), espontâneo e bem engraçado. Bônus para a capa, que eu achei fofa, e a tradução do título que ficou melhor que o original (An Abundance of Katherines, que, no português literal, ficaria Um Monte de Katherines). Bônus também para as hilárias notas de rodapé de John. Nota total: 8 de 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário